Para que viver tanto, quando se vive tão mal?
Essa foi a questão central que permeou a minha carreira.
Minha resposta a essa pergunta dramática é viver melhor – para que se justifique viver mais.
Meu interesse profissional na concepção de novos paradigmas sobre o envelhecimento e a antecipação de tendências nesta área me levou ao mestrado em Promoção de Saúde na Universidade de Londres e a adquirir experiência internacional com colaborações junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) em Genebra. Fui responsável por criar, implantar e coordenar programas e projetos voltados ao envelhecimento ativo e informações sobre saúde, longevidade e participação social.
Realizei a minha especialização em Geriatria e Gerontologia no Instituto de Geriatria e Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (IGG-PUCRS). Complementei a minha formação com cursos no Brasil e no exterior, como pós-graduação Educação/Gerontologia na Universidade Estadual de Campinas e de extensão como Public Health Implications of Ageing na London School of Hygiene & Tropical Medicine, além de treinamento no International Institute of Ageing - United Nations, em Malta.
Idealizei e implantei o setor de Geriatria Preventiva do Serviço de Geriatria do Hospital do Servidor Estadual – São Paulo. Pioneiro no atendimento multiprofissional a pessoas com 45 anos ou mais, voltado para a prevenção e promoção do envelhecimento saudável. Co-fundadora e coordenadora executiva do CIES - Centro Internacional de Informação para o Envelhecimento Saudável.
Professora visitante do IGG-PUCRS. Docente da Universidade Aberta à Maturidade da PUC São Paulo.
Palestrante no Brasil e no exterior, ministrando aulas e participando de reuniões e eventos em diversas entidades e organizações, tais como: congresso da The Gerontological Society of America (Nova Orleans, EUA), University of Heidelberg (Heidelberg, Alemanha), reunião do World Health Organization Expert Committee on Determinants of Healthy Ageing (Genebra, Suíça), congresso da International Federation on Ageing (Montreal, Canadá), Comisión Económica para América Latina y el Caribe (Santiago, Chile), Instituto de Mayores y Servicios Sociales – Ministério de Sanidad y Política Social de España (Madrid, Espanha), V Forum da Longevidade Bradesco Seguros e Previdência (São Paulo, SP).
Participo ativamente do Movimento Slow Medicine no Brasil, voltado para uma abordagem humanizada e desacelerada da prática médica.
Na área social, faço parte do conselho consultivo do Instituto Velho Amigo, voltado para a garantia dos direitos e inclusão das pessoas idosas, especialmente as em situação de vulnerabilidade.
Convido você a conhecer alguns momentos da minha trajetória nas galerias abaixo.